Doenças do couro cabeludo

Conheça as doenças mais comuns que afligem o couro cabeludo.

Caspa ou dermatite seborreica

A caspa – ou dermatite seborreica – é a oleosidade excessiva no couro cabeludo seguida por inflamação e descamação. A inflamação deixa a pele vermelha e a descamação fere o couro cabeludo. Pode acelerar a calvície. Geralmente, o estresse é uma de suas causas. O tratamento é feito com xampus e normalizadores de escamação.

Psoríase

Mais comum em joelhos e cotovelos, a psoríase também pode acometer o couro cabeludo. Por levar a uma descamação, por vezes é confundida com caspa, porém aqui ela ocorre além dos limites do couro cabeludo.

Para tratamento da psoríase recomenda-se exposição solar e o uso de xampus específicos.

Alopecia areata

A alopecia areata é uma doença autoimune, ou seja, uma doença onde o corpo destrói as próprias células. Ela é caracterizada pela perda de cabelos em forma de círculo – na cabeça, na barba, nas pernas, nas sobrancelhas e até nos cílios. O tratamento para o couro cabeludo ainda não foi definido.

Tinha do couro cabeludo

A tinha do couro cabeludo causa a perda localizada de cabelo e há o surgimento de placas que podem inclusive infeccionar. Quando diagnosticada a tempo, o tratamento pode ser feito com antibióticos.

Líquen plano pilar

O líquen plano pilar causa vermelhidão e descamação do couro cabeludo com bolinhas arroxeadas. Pode levar à perda de cabelo no local se não tratada. É mais comum em mulheres de meia-idade.

Foliculite queloidiana da nuca

A foliculite é uma infecção crônica dos folículos pilosos. Em casos graves pode deixar fibroses ou cicatrizes do tipo queloide. Ocorre mais em homens com tendência a acne.

Tricorrexe nodosa

A tricorrexe nodosa é um defeito que faz com que o cabelo se quebre facilmente.

Tricodistrofi

A tricodistrofi deixa os cabelos, os cílios e as sobrancelhas curtos e quebradiços.

Pili torti

A pili torti causa alteração na estrutura dos cabelos, fazendo com que os fios fiquem quebradiços e torcidos.

Tricorrexis invaginata

A tricorrexis invaginata causa alteração na estrutura dos cabelos, causando fios quebradiços e torcidos.

Moniletrix

A moniletrix deixa os cabelos quebradiços e finos, que se originam de pequenas bolinhas com cascas no couro cabeludo.