O que é o transplante capilar?

Transplante capilar é uma técnica cirúrgica que consiste em remover cabelo de uma área doadora do paciente e transplantá-los para um local sem cabelos, inserindo fio por fio, mantendo preservadas suas raízes. A técnica é realizada com cabelos da própria pessoa, não existindo transplante entre duas pessoas.

No centro cirúrgico os folículos são retirados das partes posterior e lateral da cabeça, onde os fios são mais resistentes e não caem com o passar do tempo. Existem basicamente 2 técnicas de retirada: a técnica FUT (em faixa) e a técnica FUE (com extração de cada folículo sem corte linear e com bisturi). Após a cicatrização, as cicatrizes são cobertas pelo cabelo natural. Após a retirada, os foliculos são divididos por uma equipe especializada em finas unidades foliculares, contendo de um a quatro fios de cabelo cada. Em uma sessão é possível implantar de 1.000 a 6.000 fios. Simultaneamente ao preparo, outro grupo de médicos assistentes, juntamente com o cirurgião, implanta as unidades foliculares na área calva em pequenas incisões. As unidades mais finas e delicadas devem ficar na linha de frente, bem próximas umas das outras e respeitando a direção natural de crescimento dos fios.

Todo o procedimento é feito com anestesia local associada a uma leve sedação e dura entre 4 e 8 horas. O paciente vai para casa no mesmo dia e pode retornar às suas atividades normais entre 2 e 5 dias dependendo da técnica empregada. Os resultados são extremamente satisfatórios, permanentes e naturais.

Indicações

O transplante capilar pode ser indicado nas seguintes situações:

Calvície masculina
e feminina

Sobrancelhas

Barba

Correções de cicatrizes
em couro cabeludo

Técnica FUE

FUE significa, em inglês, follicular unit extraction. Traduzindo, extração de unidades foliculares.

Esta é a nova técnica usada pela Clínica Bottura para realizar o transplante capilar sem cicatrizes lineares.

Indicações: pacientes jovens, com baixa elasticidade e rarefação dos fios na área doadora, pacientes que usam corte de cabelo curto ou baixo.

Vantagens: cirurgia menos invasiva, pós operatório indolor ou quase indolor, ausência de cicatriz linear na área doadora, possibilidade de extrair folículos de outras áreas corporais (barba ou tórax por exemplo).

Desvantagens: necessidade de raspagem do cabelo antes da cirurgia, tempo cirúrgico maior.

A técnica de extração de unidades foliculares (FUE) é uma nova técnica de transplante capilar onde cada folículo é extraído individualmente da área doadora por meio de micro incisões circulares que variam de 0,85mm a 1,0mm diâmetro e 4 mm de profundidade. As incisões podem ser feitas através de equipamentos manuais, motorizados, automatizados e/ou robóticos. Os folículos são retirados através de pinças e em seguida separados e armazenados antes de começarem a serem implantados.

Técnica FUT

FUT significa, em inglês, follicular unit transplantation. Traduzindo, transplante de unidades foliculares.

É a mais popular técnica de transplante capilar realizado pela Clínica Bottura com cicatrizes lineares.

Indicações: indicado para alopecias muito extensas, consegue-se obter com esta técnica muitas unidades foliculares e em mulheres e homens que não querem raspar (cortar) o cabelo.

Vantagens: sem necessidade de raspagem do cabelo e com a possibilidade de usar fios longos, essa técnica permite um visual mais discreto no pós-operatório. Outra vantagem é tempo cirúrgico menor quando comparado à técnica FUE.

Desvantagens: recuperação mais prolongada, incômodo na área doadora por alguns dias, e a presença da cicatriz linear.

A técnica de transplante de unidades foliculares (FUT) é a técnica mais tradicional em transplante capilar onde uma faixa do couro cabeludo é obtida na região posterior da cabeça e em seguida a pele é suturada. A técnica deixa um cicatriz linear, que é coberta por cabelos remanescentes, deixando-a inaparente quando bem executada. Após a retirada os folículos são separados com auxílio de microscópios 3D por uma equipe de 5 a 6 auxiliares. Em seguida, os folículos são implantados um a um na área calva pelo médico cirurgião.

Evolução

No prazo de aproximadamente 14 dias do pós-operatório as crostículas, desprendem-se e levam consigo os cabelos transplantados. Porém, os bulbos capilares (as raízes dos cabelos) permanecem implantadas na profundidade do couro cabeludo e assim, dão início ao seu processo de crescimento natural, atingindo em aproximadamente 3 meses a superfície do couro cabeludo. Por isso é bastante comum ter pacientes reclamando que o implante não surtiu efeito. Passado esse período, os fios crescem em média 1 cm ao mês (dependendo de fatores individuais) e somente após 8-9 meses é que se tem o resultado. Durante a fase de crescimento capilar pessoas de seu convívio não notarão a realização deste discreto procedimento cirúrgico, sendo possível que haja questionamentos curiosos sobre qual loção ou tratamento em uso.

Lembre-se de que a calvície tem caráter progressivo e que os cabelos residuais, existentes anteriormente na área do transplante, são geneticamente predisposto à queda, podendo portanto, esvair-se com o tempo e fazer com que um transplante de resultado inicial satisfatório, com o tempo, possa perder seu volume.

Lembre-se da importância de uma nova cirurgia caso isto venha lhe incomodar, ou mesmo, em caso de calvícies extensas, na qual apenas um procedimento seria insuficiente para alcançar os efeitos satisfatórios. Nestes casos as etapas cirúrgicas subsequentes não são retoques da primeira, mas uma nova cirurgia já prevista no planejamento pré-operatório. Se necessárias, novas cirurgias podem ser realizadas em um prazo de 9 à 12 meses após a primeira.

Ambas as técnicas possuem vantagens e desvantagens. Mas é inegável que ambas são muito úteis para quem sofre com problemas de queda de cabelo ou calvície. O bom cirurgião de calvície deve conhecer e dominar amplamente as duas técnicas para assim, oferecer ao paciente a opção mais vantajosa de tratamento (mesmo que seja a combinação delas).

Entre em contato com a Clínica Bottura e faça uma avaliação dos seus cabelos sem compromisso.